WhatsApp

Cirurgia Ortognática​

A cirurgia ortognática é o procedimento realizado para a correção dos maxilares. Trata-se de uma cirurgia estético-funcional, ou seja, corrige problemas na mastigação, deglutição, dicção e respiração, mas também traz importantes melhorias na estética do sorriso e face.
Existem diversos tipos de alterações dos maxilares que necessitam de cirurgia ortognática. Estes problemas acometem maxila (maxilar superior), mandíbula (maxilar inferior) ou ambos e são chamadas deformidades dentofaciais, pois trazem repercussões tanto para os dentes, quanto para a face.
As principais deformidades dentofaciais são:

  • Retrognatismo mandibular: mandíbula deficiente, com aparência de queixo pequeno ou para trás.
  • Prognatismo mandibular: mandíbula proeminente, com aparência de queixo grande ou para frente.
  • Retrognatismo maxilar: maxilar superior deficiente, com aparência de lábio fino, sulcos demarcados e face envelhecida.
  • Excesso vertical de maxila: maxilar superior com crescimento vertical exagerado que resulta em uma aparência de face longa e sorriso gengival.
  • Deficiência vertical de maxila: maxilar superior com crescimento vertical deficiente, que resulta em uma aparência de face curta e envelhecida e que não mostra os dentes durante a fala e o sorriso.
  • Assimetria facial: são alterações de um ou ambos os maxilares que resultam em um rosto assimétrico, em que as características mais marcantes são o sorriso inclinado e/ou o queixo “torto”.

Planejamento virtual 3D

Atualmente, utilizamos um método inovador de planejamento computadorizado, no qual o planejamento cirúrgico é realizado na tomografia 3D do paciente, permitindo um resultado mais seguro, preciso e previsível.

Planejamento virtual 3D para correção de retrognatismo
Planejamento virtual 3D para correção de prognatismo

É necessário ficar com a boca “amarrada” após a cirurgia?

Não! Antigamente utilizava-se esta técnica com bloqueio com fios de aço para se conseguir a consolidação óssea. Atualmente, contamos com métodos de fixação mais modernos que nos permitem o paciente sair com a boca aberta, falando e comendo (dieta branda) já no pós-operatório imediato.