WhatsApp

Apneia do Sono​

A síndrome de apneia obstrutiva do sono é uma desordem caracterizada pela obstrução das vias respiratórias durante o sono, impedindo a passagem de ar para os pulmões. Quando há um estreitamento da faringe, a passagem do ar causa uma intensa vibração, popularmente conhecida como RONCO. Quando ocorre obstrução total, inicia um evento de APNEIA.

Os eventos de apneia reduzem a oxigenação do corpo e podem trazer sérios prejuízos. Em resposta a esta parada respiratória, o corpo libera descargas adrenalina para estimular músculos acessórios, expandir as vias aéreas e retomar a respiração. Todavia, a liberação de adrenalina repetidas vezes causam interrupção do sono e efeitos cardiovasculares sérios.

Os principais sintomas de um portador de apneia do sono são: ronco, cansaço, sonolência, cefaléia, impotência sexual, depressão, hipertensão e sobrepeso. Além disto, estes indivíduos são mais susceptíveis a infartos e AVC.

O diagnóstico é baseado em:

  1. Relatos do próprio paciente e das pessoas mais próximas
  2. Avaliação clínica dos locais de obstrução
  3. Reconstrução tridimensional das vias aéreas (tomografia computadorizada)
  4. Polissonografia

Desta forma, é possível determinar o local da obstrução das vias aéreas, os fatores associados ao desenvolvimento da apnéia do sono e quais abordagens serão necessárias para o sucesso do tratamento.

O tratamento do ronco e da síndrome de apnéia e hipopnéia do sono varia de acordo com a gravidade e pode necessitar de uma intervenção multidisciplinar. É fundamental salientar que identificar a região de obstrução e suas causas é essencial para o sucesso do tratamento. Sem isto, existe um alto risco de insatisfação com os resultados e o tratamento está fadado ao fracasso!

Dentre os principais métodos de tratamento podemos citar:

  • Emagrecimento
  • Cirurgias de desobstrução nasal
  • Cirurgia de avanço dos maxilares (conhecida como cirurgia ortognática)
  • Aparelho intra-bucal de uso noturno
  • CPAP (contínuos positive airway pressure device)

Hoje, estudos científicos apontam que as melhores formas de tratar um paciente com apneia do sono são o CPAP e a cirurgia ortognática. A grande vantagem da cirurgia ortognática é que, além das grandes melhoras funcionais, traz uma excelente melhora estética para a fece do paciente.